Câncer de mama - Como cuidar da pele e dos cabelos

Bem-vindo, Outubro Rosa! Entramos no mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esta doença é  responsável pelo maior número de mortes no universo feminino. O aparecimento de nódulo ou "caroço" na mama, fixo e indolor, é a principal manifestação da doença, estando presente em 90% dos casos. 

O movimento Outubro Rosa incentiva a mulher a visitar regularmente o ginecologista e a conscientizar sobre a importância dos exames complementares. O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o sucesso do tratamento. 

Câncer de mama - Impactos na pele e no cabelo

No caso de diagnóstico positivo da doença, e quando a paciente está em tratamento radioterápico ou quimioterápico, é fundamental o acompanhamento de um dermatologista. Os procedimentos acima podem causar:

  • Ressecamento da pele;

  • Coceiras;

  • Alteração de pigmentação da pele;

  • Acne;

  • Sensibilidade ao sol;

  • Unhas fracas;

  • Queda de cabelo.

Dicas de cuidados com a pele e cabelo durante a quimioterapia

Durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia, o dermatologista pode indicar hidratantes e procedimentos que minimizem os impactos na pele e no cabelo. 

Veja algumas dicas:

Hidratante

O uso de hidratantes específicos para rosto e corpo, que sejam não-comedogênicos (não formadores de cravos), sem perfumes e hipoalergênicos, ajudam a minimizar irritações e alergias, melhorando a hidratação nos casos em que houver ressecamento e coceiras.

Banho

Os banhos devem ser mornos e rápidos.

Exposição ao sol

A pele fica muito sensível durante os tratamentos, por isso, evitar a exposição ao sol é recomendado. Caso o paciente já possua manchas, é importante aguardar o término da quimioterapia ou radioterapia para verificar a possibilidade de uso de clareadores e ácidos.

Câncer de mama e a queda de cabelo

A queda de cabelo é um assunto que assusta as mulheres. O cabelo é importantíssimo para a estética e para sexualidade humana. Também é responsável pela diferenciação pessoal, como: colorações, cortes e penteados. 

Com tamanha relevância na vida das pessoas, a queda de cabelo pode afetar a autoestima, satisfação pessoal e a própria percepção de identidade.

E quando isso acontece durante um tratamento de quimioterapia, o emocional já está abalado, tornando o assunto ainda mais delicado.

Microagulhamento capilar no combate a queda de cabelo

Existem alguns cuidados como o uso de toucas com resfriamento, durante a quimioterapia, que ajudam a minimizar a queda. Mas, vale lembrar que após a liberação médica, podem ser realizadas sessões de laser e intradermoterapia com medicações e vitaminas, que aceleram o crescimento capilar.

O Microagulhamento auxilia na saúde dos folículos capilares estimulando o crescimento dos fios, sendo indicado principalmente para o tratamento de alopecia androgenética masculina (calvície) e feminina (caracterizada pelo afinamento do folículo que pode ocorrer no topo da cabeça em pacientes geneticamente predispostas) e algumas quedas de cabelo pontuais, como eflúvio telogeno.

Leia aqui a matéria exclusiva sobre o microagulhamento.

Crescimento capilar através do microagulhamento

O procedimento

Após a limpeza e a anestesia do couro cabeludo, o aparelho de microagulhamento é aplicado no couro cabeludo em várias direções para que se façam os canais no couro cabeludo , onde serão aplicados os ativos do tratamento. 

No final do procedimento, o paciente pode apresentar vermelhidão no couro cabeludo que pode durar em média 48 horas e descamação leve na região tratada. 

Tempo de tratamento e número de sessões

A duração do procedimento é de aproximadamente 30 a 40 minutos. O número de sessões depende do grau de acometimento do couro cabeludo, mas, a princípio, são recomendadas três sessões com intervalos de 30 dias.

 Cuidados após o procedimento

  • Não lavar a cabeça no dia do procedimento;

  • O uso de medicamentos tópicos para a queda de cabelos devem ser suspensos por até 48 horas após o procedimento

  • Evitar a exposição ao sol da área submetida ao microagulhamento capilar durante o processo inflamatório (2 a 3 dias após o procedimento).

Dermatologista especializada em cabelos

O microagulhamento é um procedimento que deve ser sempre realizado por médicos especialistas e associado ao tratamento clássico, com loções e medicações orais".

Agende sua consulta com a Dra, Flavia Souza.

Previous
Previous

Como se planejar para a maternidade?

Next
Next

Reposição de Testosterona em mulheres - Sintomas, benefícios e tratamento