Como se planejar para a maternidade?

Como se preparar para a maternidade

A proximidade com o dia das mães nos leva a pensar sobre a importância do planejamento para esse momento tão especial na vida de uma mulher. 

É de extrema importância um acompanhamento adequado para que tudo saia da forma como você sempre sonhou. Se você tem planos para engravidar, continue a leitura dessa matéria preparada pela ginecologista Dra. Mariana Souza.

Consulta pré-gestacional

Primeiramente, é muito importante que você, mulher, que tomou essa decisão de ser mãe, procure um ginecologista de sua confiança para realizar sua consulta pré-gestacional.

Recebo em meu consultório, cada vez mais, mulheres a procura de um planejamento para que as tentativas de gestação aconteçam no momento certo.

Consulta pré-gestacional: exames físicos e ginecológicos

Quais os exames físicos e ginecológicos são necessários para saber se estou preparada para engravidar?

Durante a consulta pré-gestacional realizamos o exame físico e o ginecológico buscando avaliar se existe algo que contraindique a gestação naquele momento. 

Avaliamos, mediante exames laboratoriais, os pontos abaixo:

  • os níveis glicêmicos;

  • os níveis colesterol;

  • a função tireoidiana .

Também investigamos possíveis quadros de anemia e doenças que possam causar alterações materno-fetais como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus.

As doenças sexualmente transmissíveis também são avaliadas pois podem afetar diretamente a gestação e o bebê. São elas: HIV, hepatites e a sífilis.

Não podemos esquecer dos exames ginecológicos: papanicolau (preventivo), ultrassom transvaginal, avaliação da mamas, entre outros.

Consulta pré-gestacional: acompanhamento nutricional e atividade física

É muito importante avaliar como estão os níveis nutricionais e o peso corporal da futura mamãe. Em alguns casos, é preciso estimular a perda de peso através de acompanhamento nutricional e a realização de atividade física.

Consulta pré-gestacional: ácido fólico

Após a realização de todos os exames e, não havendo contra-indicações, indicamos o uso de ácido fólico, que ajuda na formação e desenvolvimento do tubo neural do embrião.

Atendimento individualizado e humano nas consultas de pré-gestacional

Nesse momento tão especial na vida de uma mulher é muito importante termos um atendimento individualizado com carinho e respeito. 

Aqui na Clínica MS Vida, as consultas são realizadas pela Dra. Marianna com todo cuidado necessário. 

Está pensando em engravidar?

Conheça a Dra. Mariana Souza

Formada pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Beneficência Portuguesa São Paulo. Atualmente realizando especialização no Hospital Israelita Albert Einstein em Ginecologia e Obstetrícia de alta performance voltada para consultório com conclusão em Agosto de 2022. Atua desde 2019 na Clinica Dra Mayra Souza (MS vida) com atendimentos voltados para ginecologia e obstetrícia, reposição hormonal com ênfase em implantes hormonais, tratamentos com laserterapia voltados para sindrome genitiurinaria pós-menopausa, rejuvenescimento e estética vaginal.

Previous
Previous

6 fatores importantes para o desejo sexual feminino

Next
Next

Câncer de mama - Como cuidar da pele e dos cabelos