6 fatores importantes para o desejo sexual feminino

Está chegando a data mais famosa entre os casais, o dia dos namorados. Então, nada mais justo, do que falarmos sobre alguns temas calientes, super indicados para apimentar ainda mais esse período. Hoje iremos falar sobre sexualidade feminina. Vamos juntas!

Para entendermos o que pode ser feito para que a relação a dois fique ainda melhor, devemos falar sobre as fases do ciclo biológico e no que consiste a sexualidade feminina.

Dia dos namorados - Por dentro da sexualidade da mulher

A sexualidade é um dos componentes mais complexos e básicos do comportamento humano. A expressão da sexualidade feminina é única em cada mulher e pode se modificar ao longo do tempo. 

A sexualidade feminina inclui:

  • identidade sexual, 

  • função sexual,

  • relacionamentos sexuais. 

Da onde vem o desejo sexual da mulher?

O desejo sexual é determinado por uma variedade de fatores: psicológico, social, ambiental, espiritual e de aprendizagem. 

Por isso, a satisfação sexual, para as mulheres, em geral, é menos dependente dos componentes físicos do sexo e está mais ligada a qualidade do relacionamento e do contexto em que o comportamento sexual está inserido.

O ciclo sexual da mulher

O ciclo de respostas sexuais é descrito por diversos autores em etapas sequenciais isoladas passando por:

  • desejo, 

  • excitação, 

  • orgasmo,

  • resolução. 

Entretanto, sabe-se atualmente, que essas fases se sobrepõem e que sua sequência pode variar (Basson, 2006; Rosen, 2008). 

Os estímulos sexuais para a mulher

Nos modelos mais recentes, a mulher inicia o relacionamento em um estado neutro de desejo. Se tiver um estímulo adequado pelo parceiro, talvez passe a buscar ou fique receptiva aos estímulos sexuais. 

A mulher, ao receber esses estímulos sexuais, passa do estado de neutralidade ao estado de excitação sexual. Se a mente continua a processar os estímulos com excitação crescente, o desejo irá encorajá-la a buscar satisfação sexual e orgasmo. Esse resultado positivo alimenta a intimidade e reforça a motivação.

No ciclo feminino, tudo começa a partir das respostas sexuais que promovem a estimulação erótica, que por sua vez estão associadas ao desejo, também chamado de libido, levando então à interação sexual. 

Fatores importantes para a satisfação sexual e libido

Vários outros fatores estão intimamente relacionados à satisfação sexual e à libido da mulher, como:

  • a saúde mental, 

  • o bem-estar emocional,

  • A autoimagem positiva, 

  • experiências sexuais passadas prazerosas, 

  • sentimentos positivos para com o parceiro e 

  • expectativas positivas em relação ao relacionamento.

"Não existe uma pílula mágica para que a relação a dois se torne algo prazeroso, por isso é importante avaliarmos, como eu sempre digo nas minhas consultas, todas as questões citadas acima para que possamos ajudar as nossas pacientes a ter uma vida sexual mais satisfatória", reforça a Dra. Marianna Souza - ginecologista na Clínica MS Vida.

O papel do ginecologista é buscar identificar esses fatores e possíveis transtornos sexuais que por ventura, possam existir, contribuindo e proporcionando uma vida sexual saudável a dois.

Atendimento individualizado e humano na consulta ginecológica

O tema sexualidade da mulher sempre foi encarado como um tabu e, aos poucos, temos a responsabilidade de trazer essas conversas para o primeiro plano e encorajar mulheres a se conhecerem e sentirem prazer no relacionamento amoroso.

Aqui na Clínica MS Vida, as consultas são realizadas pela Dra. Marianna com todo cuidado e respeito.

 
consulta ginecológica em são paulo

Conheça a Dra. Mariana Souza

Formada pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Beneficência Portuguesa São Paulo. Atualmente realizando especialização no Hospital Israelita Albert Einstein em Ginecologia e Obstetrícia de alta performance voltada para consultório com conclusão em Agosto de 2022. Atua desde 2019 na Clinica Dra Mayra Souza (MS vida) com atendimentos voltados para ginecologia e obstetrícia, reposição hormonal com ênfase em implantes hormonais, tratamentos com laserterapia voltados para sindrome genitiurinaria pós-menopausa, rejuvenescimento e estética vaginal.

Previous
Previous

Transplante Capilar: o que você precisa saber

Next
Next

Como se planejar para a maternidade?